O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi à Brasília nesta terça-feira (14) para acompanhar a posse de Sidônio Palmeira, como novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O publicitário baiano substituiu Paulo Pimenta no comando da pasta.
Ao Bnews, o governador destacou a importância para se fortalecer a ligação entre a política e a política pública e desejou sucesso a Sidônio.
“É mais um baiano [na Esplanada dos Ministérios], mas a gente sabe que aí não há aquela coisa de atração porque é um baiano. É porque o presidente Lula carece e precisa de fortalecer a comunicação conforme falou o ex-ministro Paulo Pimenta. A comunicação é uma liga, é uma enzima, como foi dito aqui no discurso, entre a política e a política pública e por isso. Nossos agradecimentos ao ex-ministro Paulo e boa sorte e sucesso ao competente ministro Sidônio", disse.
Jerônimo Rodrigues revelou ainda vai aproveitar a sua passagem por Brasília para se reunir com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional) para tratar das fortes chuvas que atingiram a Bahia no último final de semana.
“Depois eu também estou aproveitando aqui para poder, nessa parte da tarde, dialogar com o ministro Waldez e com o Rui Costa sobre as fortes chuvas que caem na Bahia. Graças a Deus não tivemos morte. Tivemos prejuízos pessoais como desabrigados, desalojados. Então a expectativa nossa é que a gente possa agora nessa ida a gente já puder levar novamente. Falei com eles no domingo, assim como a ministra Marina Silva que procurou para ver como é que pode aproveitar a oportunidade e mostrar à sociedade que isso que está acontecendo faz um link muito forte com as questões de mudanças climáticas”, revelou.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h desta segunda-feira (13), foram registradas ocorrências em 65 cidades baianas, com um total de 236 desabrigados, 878 desalojados e 2 feridos. Os municípios de Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul decretaram situação de emergência.