O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará posse ao marqueteiro Sidônio Palmeira como o novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), nesta terça-feira (14). Sidônio substitui o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que esteve à frente da pasta desde o início do atual mandato.
A mudança na Secom reflete ajustes na comunicação governamental, em resposta a críticas sobre a falta de uma conexão mais direta com a base social que elegeu Lula. A tarefa de Sidônio não será apenas coordenar a comunicação do presidente, mas também alinhar as estratégias dos ministérios para “mostrar os feitos” do governo.
Sidônio Palmeira, baiano de nascimento, tem uma sólida carreira na comunicação política e um longo vínculo com o Partido dos Trabalhadores (PT). Formado em engenharia, ele iniciou sua trajetória na comunicação em 1992, quando coordenou a campanha de Lídice da Mata à prefeitura de Salvador.
Em 2006, Sidônio consolidou sua relação com o PT ao comandar a campanha de Jaques Wagner para o governo da Bahia, vitória que estreitou ainda mais seus laços com o partido. Desde então, foi peça chave em campanhas políticas de grande relevância, como a eleição de Rui Costa (PT) em 2010 e a candidatura presidencial de Fernando Haddad (PT) em 2018.