Em entrevista à Globonews nesta terça-feira (7), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o Brasil está bem posicionado, diante de um cenário externo desafiador, e que deve chegar em 2026 em uma situação confortável.
Ao ser questionado sobre o momento atual do país, Haddad declarou: “Eu acredito que nós podemos chegar bem em 2026. Espero que comendo até filé mignon”, disse.
Na avaliação dele, o Brasil está melhor posicionado do que os vizinhos, diante de um cenário internacional incerto, a depender das medidas a serem tomadas no futuro governo de Donald Trump.
Na oportunidade, ele também destacou que o acordo entre Mercosul e a União Europeia pode ser interessante para as perspectivas da região e mencionou a liderança do Brasil nesse processo.
Segundo o ministro, o País precisa se beneficiar das vantagens competitivas que tem, além de aproveitar novas regulamentações, como crédito de carbono, combustível do futuro e nova indústria Brasil, que são programas bem estruturados para alavancar o desenvolvimento do Brasil.