O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (15), que a população vai colher nos próximos dois anos os resultados da reestruturação e relançamento de programas e políticas que foram retomadas e implementadas desde o início desta gestão do Governo Federal.
“Tudo o que foi planejado a gente fazer, até agora, está cumprido. Tudo. Criamos o Novo PAC e lançamos todos os programas que tinham que ser lançados. Eu tenho dito para os meus ministros: nós já plantamos. Agora, em 2025, é ano da colheita. Vamos começar a colher o que plantamos. É um compromisso de honra meu”, assegurou o presidente Lula, que ressaltou os bons indicadores de crescimento econômico do país e índices históricos de emprego.
O presidente também defendeu que o objetivo da segunda parte da Reforma Tributária, em fase final de aprovação no Congresso Nacional, não é gerar novos tributos ou aumentar impostos, mas otimizar a arrecadação da União, com simplificação e modernização na cobrança de tributos pagos pela sociedade. “Não queremos fazer uma reforma para aumentar tributos. Achamos que se o Brasil arrecadar corretamente os tributos já estabelecidos por lei, o Brasil vai ter arrecadação suficiente para cuidar das coisas”, garantiu.
Sobre a recuperação após cirurgia a que foi submetido em São Paulo, o presidente disse ter recebido dos médicos a tranquilidade necessária para retomar em breve todas as atividades de seu cotidiano. “Os médicos me dão tranquilidade. Se eu me cuidar, esperar cicatrizar, estarei recuperado logo. Eu sou muito disciplinado. Vou ficar em São Paulo até quinta-feira para os últimos exames e volto para Brasília para continuar trabalhando”, disse.