noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Política

Projeto incentiva distribuidoras de energia a investirem em ampliação de rede

Investimento será de, no mínimo, 25% do lucro líquido da empresa para expansão, ampliação e modernização das instalações

Publicada em 10/07/24 às 15:49h - 123 visualizações

Fonte: trbn.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Projeto incentiva distribuidoras de energia a investirem em ampliação de rede  Compartilhar a noticia  Projeto incentiva distribuidoras de energia a investirem em ampliação de rede  Compartilhar a noticia  Projeto incentiva distribuidoras de energia a investirem em ampliação de rede

Link da Notícia:

 Projeto incentiva distribuidoras de energia a investirem em ampliação de rede
 (Foto: Foto: Divulgação)

O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) protocolou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei (PL) 2817/2024 que obriga as concessionárias de energia a investirem anualmente 25% do lucro líquido da empresa em expansão do mercado, ampliação e modernização das instalações vinculadas ao serviço.

“O consumidor de energia elétrica brasileiro sofre rotineiramente com interrupções no fornecimento de energia elétrica e oscilações nos níveis de tensão. Essas inconsistências na prestação do serviço são consequência sobretudo da falta de manutenção e da falta de investimentos nas infraestruturas geridas pelas distribuidoras”, argumenta o autor da proposta. 

A precariedade nas redes de distribuição de energia elétrica não impede, no entanto, que as concessionárias acumulem anualmente lucros cada vez maiores. Conforme dados reportados pela Enel, por exemplo, o lucro das operações globais do grupo no primeiro semestre do ano passado foi de 4,25 bilhões de euros, representando um avanço 141,9% ante o ano anterior. No Brasil, em 2022, a Enel registrou lucro de 3,3 bilhões de reais. 

Pensando nessa situação, Otto Alencar Filho apresentou o PL para determinar que os contratos de concessão preverão obrigatoriamente compromisso de investimento mínimo anual de pelo menos 25% do lucro líquido da concessionária no ano imediatamente anterior. “Desta forma, estaremos garantindo uma cota mínima adequada de reversão dos lucros das distribuidoras em prol da melhoria dos serviços, com amplos benefícios para toda a sociedade”, conclui o parlamentar. 

Confira a íntegra do projeto




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!