O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Salvador, seguiu firme na tese de lançar candidatura própria e, conforme o bahia.ba antecipou, aprovou, em reunião na noite desta quinta-feira (24), a indicação do nome do deputado estadual Robinson Almeida para disputar a prefeitura da capital nas eleições de 2024. A reunião foi conduzida pela presidenta da sigla, Cema Mosil, e contou com a participação de lideranças e dirigentes de várias tendências do partido.
Líder da Federação PT, PC Do B e PV na Assembleia Legislativa, Robinson conquistou o apoio da maioria das correntes internas e da militância petista depois de disponibilizar seu nome no processo e defender uma candidatura própria do PT, com a construção e apresentação de um programa para a cidade que esteja alinhado com os projetos liderados pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Em julho, em reunião da executiva municipal, o PT já tinha aprovado, em decisão consensual dos membros do Diretório, a candidatura própria do partido para a Prefeitura de Salvador em 2024, advogando a força do 13 na cidade. Nos últimos 30 dias, os diálogos foram conduzidos para a definição do nome.
Cema Mosil parabenizou a lembrança, por dirigentes e militantes, dos nomes da socióloga Vilma Reis e da vereadora licenciada Maria Marighella, e também parabenizou o militante social Rodrigo Pereira, que colocou seu nomes à disposição do partido em abril.
Ela destacou que o Partido dos Trabalhadores mostrou, mais uma vez, sua força democrática, com a participação de toda sua base social no processo, e que o desafio agora é pensar Salvador.
O líder do PT na Câmara de Vereadores, Tiago Ferreira, destacou a necessidade de Salvador ter uma gestão alinhada com a Bahia e o Brasil que cuide gente.
“Agora vamos apresentar o nome do PT, do companheiro Robinson Almeida, a Federação, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao conselho político da base aliada e construir uma aliança programática por Salvador, que precisa cuidar melhor de gente e estar alinhada com a Bahia e o Brasil”, destacou Tiago.
Na noite desta quinta-feira (24), durante a Caravana Federativa, que aconteceu na área verde da Assembleia Legislativa e contou com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador Jerônimo Rodrigues, embora tenha citado diversos nomes da base, evitou cravar um, mas admitiu não querer atraso na escolha.