A solução para a equação da montagem da chapa petista para a disputa da prefeitura em Salvador pode passar pelo lançamento de "novos quadros" na eleição. Informações obtidas pelo Bahia Notícias dão conta que um cenário com a manutenção de José Trindade no PSB, encabeçando a chapa, e o PT indicando o vice tem ganhado força no grupo. A questão seria o nome indicado ao posto.
A "missão" seria dada ao atual presidente do PT na Bahia, Éden Valadares. Integrantes da sigla indicaram ao BN, em condição de anonimato, que, apesar de externar a ausência de vontade em disputar um cargo político, Éden já teria cedido. "Missão é missão", sinalizou um dos aliados ao reforçar a tese. O ajuste proporcionaria o entendimento de reforçar um aliado, no caso o PSB, pacificaria o grupo com a indicação de Trindade e promove Éden como um novo nome para o pleito de 2026, renovando os quadros petistas. m
Outro ponto que pesaria seria o desejo dos cardeais petistas na Bahia em realizar uma renovação na legenda. Anteriormente, Éden já foi "colocado" para assumir a presidência do partido na Bahia, também como uma missão dada pelo senador Jaques Wagner. Ativo nos bastidores e nas articulações, Éden sempre ocupou espaços na retaguarda petista. "Os mais antigos" da legenda têm sinalizado para uma preocupação com a oxigenação dos quadros, se fazendo necessário promover nomes que atuam nos bastidores, como players eleitorais.
Um dos exemplos apontados seria o de Adolpho Loyola, atual chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Low profile", Adolpho tem uma longa história atuando nos bastidores do grupo, porém também foi alçado ao posto de secretário para atuar sob os holofotes da política. "Todos têm uma missão", comentou outro integrante do partido ao BN.
Os debates já devem se intensificar até agosto, quando Jerônimo irá promover o encontro do Conselho Político para iniciar as discussões políticas. O grupo político também já tem sido contactado de forma bilateral, pensando em finalizar pendências com os aliados. O encontro estava sendo aguardado desde o início de junho.