O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Bahia na tarde de ontem (11), após passar o feriado de Corpus Christi na base naval de Aratu, em Salvador. O petista saiu a capital baiana por volta das 15h29.
Localizada na península de Paripe, a base é um destino tradicional de presidentes da República durante feriados ou períodos de recesso.
O próprio Lula passou o Carnaval deste ano no local. Nos dois mandatos anteriores, também se hospedou na base de Aratu que oferece casa colonial na praia privativa de Inema. Foi nesta praia que, em 2010, Lula foi fotografado caminhando enquanto carregava na cabeça uma caixa térmica.
Presidentes em Aratu
A base naval de Aratu funciona como apoio logístico para equipes das Forças Armadas. O local é vigiado constantemente pela Marinha e costuma ser usado por presidentes.
Fernando Henrique Cardoso passou o réveillon de 1996 na base, e voltou ao local em 1997 e 1998. Lula foi a Aratu na maior parte dos períodos de recesso, entre 2003 e 2010.
Dilma Rousseff passou quatro réveillons na base, além de algumas folgas durante o Carnaval.
Em 2017, Michel Temer levou a primeira-dama Marcela, o filho Michelzinho e a sogra, Norma, para passarem o Carnaval em Aratu.
Em 2019, Jair Bolsonaro viajou para Aratu, onde passaria o Ano Novo, mas decidiu retornar a Brasília no dia 31 de dezembro.