O start para o debate sobre as eleições de 2024 no Conselho Político, da base de apoio do governo Jerônimo Rodrigues (PT), deve começar na próxima semana. Informações obtidas pelo Bahia Notícias dão conta que o Conselho deve ser convocado na próxima quarta-feira (6).
A expectativa das lideranças partidárias do grupo é para que seja iniciada, de forma mais "intensa", as discussões sobre as candidaturas nas principais cidades da Bahia, incluindo Salvador. O prazo que teria sido estabelecido pelo governador foi de que "até esta semana os cargos estaduais seriam definidos" entre a base política e as eleições fossem o foco do debate.
Com a temperatura das discussões eleições subindo em Salvador, o governador deve ouvir pela primeira vez de forma mais ampla a base de apoio. Grupos tem divergido sobre o nome, apesar da estratégia já estar definida, com a unificação de uma candidatura entre a base.
No início do mês ocorreu a primeira reunião do conselho, após a posse de Jerônimo Rodrigues à frente da gestão. Na oportunidade, um impasse ficou instalado, justamente sobre a definição dos critérios sobre a distribuição de cargos do Estado no interior.
O grupo é composto pelos pelos presidentes dos partidos da base, tantos os que apoiaram a candidatura de Jerônimo no primeiro turno das eleições de 2022 - PT, PCdoB, PV, PSD, MDB, PSB e Avante -, além dos que chegaram ao arco no segundo turno, como Patriota, PSOL e Podemos. Participam também o Solidariedade e parte do PP, que dá apoio ao grupo na Assembleia Legislativa (AL-BA). Secretários de estado também devem estar presentes no encontro.