O governador eleito Jerônimo Rodrigues disse, em entrevista ao bahia.ba, quais serão seus planos para a Educação da Bahia em 2023, área essa pontuada pelo petista como uma de suas prioridades. Segundo Jerônimo, um dos objetivos para a área, será reunir prefeitos para incentivar o investimento no ensino fundamental, já que, segundo ele, não ter uma boa base fundamental influencia negativamento no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Olha, eu vou fazer um trabalho de quatro anos. Para além de todos, eu quero destacar quatro ações: uma intensa reunião de planejamento com os gestores municipais para investir mais na educação primária, porque a aprendizagem não é só no nível médio. Quando a gente fala desses números do Ideb, é só do ensino médio. Porém, se o estudante não teve oportunidade de creche e nem um ensino bom ensino, ele tem dificuldade no ensino médio e na universidade. E isso reflete nos indicadores. então farei uma agenda intensa com os prefeitos para que a gente possa, inclusive, colocar dinheiro para ajudar os prefeitos a ter creche e um bom ensino fundamental”, disse, durante ida à missa na igreja do Senhor do Bonfim.
Além da agenda, Jerônimo pontou: o fortalecimento das universidades estaduais; um intenso investimento para que a educação profissional esteja sendo oferecidas em todos os municípios educação em tempo integral.
Os números da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi um dos pontos mais batidos e criticados pelo ex-candidato ao governo pelo União Brasil, ACM Neto.