noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Política

TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no 2º turno

Tribunal aprovou nesta quinta-feira, 20, resolução para retirar conteúdo falso do ar de forma mais rápida

Publicada em 21/10/22 às 17:41h - 123 visualizações

Fonte: atarde.com.br com supervisão do Jornalista Jair Cezarinho WWW.ENwCONTROJA.COM.BR


Compartilhe
Compartilhar a noticia TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no 2º turno  Compartilhar a noticia TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no 2º turno  Compartilhar a noticia TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no 2º turno

Link da Notícia:

TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no 2º turno
 (Foto: Houve aumento não só das notícias fraudulentas, mas da agressividade delas, disse presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes - Foto: Nelson Jr.| STF)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, desde o início do segundo turno das eleições, mais de 500 alertas diários de fake news tendo como objetivo desinformar sobre o pleito.

Só entre os dias 2 e 13 de outubro, foram registradas 5.869 comunicações.

Somados, até esta quinta-feira, 20, a Justiça Eleitoral recebeu, no total, 12.573 casos com suspeita de desinformação. O número representa um crescimento de 1.671% em relação às eleições municipais de 2020, quando foram contabilizados 752 encaminhamentos com suspeita de conteúdo que tentavam promover desinformação.

Como forma de atuar, o TSE alerta as plataformas de redes sociais para que os conteúdos com notícias falsas sejam retirados do ar ou suspensão em 57% dos casos suspeitos.

Na sessão desta quinta-feira, 20, como forma de aumentar a fiscalização por parte da Justiça Eleitoral, o TSE aprovou resolução que busca dar mais agilidade ao processo de retirada do ar de fake news com a possibilidade de retirar do ar o conteúdo sem a necessidade de múltiplos processos judiciais.

"A partir do segundo turno houve um aumento não só das notícias fraudulentas, mas da agressividade dessas notícias, que leva a uma corrosão da democracia, o que pede um procedimento mais célere em relação à desinformação", afirmou o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes durante a sessão do tribunal.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!