noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Política

Mais da metade dos federais baianos consegue reeleição

Composição da Assembleia Legislativa também consagra veteranos campeões de votos

Publicada em 03/10/22 às 17:22h - 125 visualizações

Fonte: atarde.com.br com supervisão do Jornalista Jair CEZARINHO WWW.ENCONTROJA.COM.BR


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais da metade dos federais baianos consegue reeleição  Compartilhar a noticia Mais da metade dos federais baianos consegue reeleição  Compartilhar a noticia Mais da metade dos federais baianos consegue reeleição

Link da Notícia:

Mais da metade dos federais baianos consegue reeleição
 (Foto: mais da metade dos 35 deputados federais pela Bahia que disputaram a reeleição obtiveram sucesso nas urnas - Foto: Divulgação)

Com mais de 99% das urnas apuradas, mais da metade dos 35 deputados federais pela Bahia que disputaram a reeleição obtiveram sucesso nas urnas, neste domingo, 2. 

Entre eles, Otto Filho (PSD), campeão de votos. O filho do senador Otto Alencar, de mesmo partido, obteve a preferência de 200.868 eleitores e vai para um novo mandato. Na segunda posição ficou Elmar Nascimento (União Brasil), com 174.379 votos.

Outro senador baiano que conseguiu eleger o filho deputado foi Angelo Coronel (PSD). Diego Coronel deixa a Assembleia Legislativa para atuar na Câmara Federal como o terceiro  mais votado (170.950).

Figuras conhecidas do eleitorado baiano também alcançaram mais um mandato. É o caso de políticos como Paulo Azi (União Brasil), Cláudio Cajado (PP), Afonso Florence (PT), Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB), entre outros. 

Candidatos ligados a igrejas conquistaram vitória nas urnas. Do partido Republicanos, Márcio Marinho foi reeleito, e Rogéria Santos chega à Câmara Federal pela primeira vez.

Outra cara nova na Câmara Federal será Roberta Roma (PL), mulher do candidato derrotado ao governo da Bahia, João Roma, do mesmo partido. 

Com atuação destacada durante a pandemia da Covid-19, o ex-secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, também chega de forma inédita à Câmara Federal. 

A eleição também deu sustos em alguns candidatos. Reeleito, o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante) viu os votos minguarem. Ele obteve este ano 77.159 votos, muito distante do 323 mil conquistados no pleito de 2018.

Quanto à composição, a maioria esmagadora dos deputados federais eleitos pela Bahia são homens (35 dos 39 parlamentares). 

Deputados estaduais 

Os três candidatos a deputado estadual mais votados desta eleição são do PSD. Ivana Bastos foi a campeã, com 118.198 votos, e vai para o quarto mandato, terceiro seguido. Alex da Piatã ficou em segundo lugar (214.198 votos), seguido por Adolfo Menezes (206.681 votos), eleito pela terceira vez.

Deputados com lastro político conseguiram se reeleger, como Alan Sanches (União Brasil), Eduardo Alencar (PSD), Jurailton Santos (Republicanos), Olivia Santana (PCdoB), entre outros nomes já testados nas urnas.

Um dos destaques na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa foi a eleição de Matheus de Geraldo Júnior (MDB), filho do candidato a vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT). Para um estreante na política, Matheus obteve marca impressionante ao conquistar 60.714 votos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!