Após a polêmica por conta da autodeclaração de Ana Coelho (Republicanos) e do líder da chapa, ACM Neto (União Brasil), como pardos no registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a vice do ex-prefeito de Salvador voltou atrás e alterou sua raça para "branca" no sistema do órgão eleitoral.
No início do mês, a Corregedoria-Geral Eleitoral havia acatado o pedido de indeferimento da declaração dos componentes da chapa, proposto pelo candidato a deputado federal pelo PSOL Jorge X, e dado um prazo para que o ex-prefeito de Salvador e a candidata a vice-governadora apresentassem contestação com "justificativa plausível" por terem se autodeclarados como "pardos".
Em publicação em uma rede social na manhã desta quarta, 19, Jorge X comemorou o êxito da ação.
"Vencemos parte da luta! Nossa ação protocolada na Justiça provocou a mudança da autodeclaração da vice na chapa que concorre ao Governo do Estado da Bahia. Ana Coelho, que declarou no processo ter existido "uma falha" em sua autodeclaração. Antes tarde do que nunca", escreveu.
Até o momento, o registro da candidatura de ACM Neto permanece inalterado. Durante entrevista para a TV Bahia na última semana, o ex-prefeito reafirmou que se declarava pardo e chegou a sugerir que o colocassem ao lado de uma pessoa branca "já que havia uma diferença bem grande".
Neto apontou ainda que o critério do IBGE, que caracteriz pardos e pretos como negros, estaria errado. "Erro é do IBGE, não meu. Simplesmente isso".