A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou o que classificou como “ataques misóginos” do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a jornalista Vera Magalhães e a candidata Simone Tebet (MDB-MS) durante o debate da Band, realizado na noite deste domingo (28).
“Os ataques do presidente/candidato apenas reforçam a sua falta de preparo para a convivência democrática, fator que deve ser ressaltado aos eleitores no transcorrer de uma campanha política que definirá o chefe do governo brasileiro para os próximos quatro anos”, diz comunicado divulgado nesta segunda-feira (29).
A ABI destacou ainda que ao questionar Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19, a jornalista “estava no exercício profissional, levando ao debate assunto do interesse de toda a população/eleitores que ainda sofrem e choram os mais de 680 mil brasileiros mortos pela falta de responsabilidade do governo durante a pandemia do coronavírus”.
Segundo a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Tebet, por sua vez, foi “atacada pelo seu empenho” na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.