As críticas do candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, ao ex-presidente Lula (PT) devem virar recursos contra o PT nas mãos de integrantes da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, bolsonaristas querem ampliar a visibilidade das críticas de Ciro para neutralizar um potencial movimento de voto útil em Lula no 1º turno – o que poderia levar a uma vitória do petista.
Um sinal de que a estratégia bolsonarista entrou em campo são postagens feitas por aliados do presidente, como a da deputada Bia Kicis (União-DF) e do delegado Alexandre Ramagem, replicando vídeo em que Ciro diz que Lula não foi inocentado, mas teve o processo anulado no STF.
Aliados de Ciro admitem terem sido pegos de surpresa pela iniciativa de bolsonaristas – acreditavam que só o PT dizia que as críticas contra Lula favoreciam Bolsonaro.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, diz que os bolsonaristas deveriam mostrar também os vídeos em que Ciro chama o presidente de “bandido, ignorante, belzebu”. “Nosso papel é mostrar a nossa diferença dos dois lados. Temos profundas diferenças com Bolsonaro e algumas diferenças com Lula, senão estávamos todos no mesmo palanque”, afirma.