Empresários que acreditam em uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, têm procurado interlocutores do petista para pedir que ele apresente um “novo rosto” para a área econômica em sua campanha. Segundo a jornalista Bela Megale, do Jornal O GLOBO, esse grupo de empresários está insatisfeito com os nomes ventilados para assumir a pasta da Economia, como os ex-ministros Zé Dirceu e Guido Mantega.
Ainda de acordo com Megale, empresários avaliaram que o petista deveria escalar “uma figura que não faz parte de seu passado” para dialogar com o segmento e abrir pontes de diálogo. O recado já foi levado ao ex-presidente.
Um dos nomes defendidos para fazer esse papel é o do economista Gabriel Galípolo, que comandou o banco Fator e tem aconselhado Lula e outros petistas na área econômica. Recentemente, Galípolo acompanhou Gleisi Hoffmann em um jantar com empresários em São Paulo. Ele se aproximou de Lula nos últimos dez meses.
Lula vem se abrindo para conversas com o mercado. Representantes do PIB têm defendido a necessidade de o petista fazer gestos para o grupo e mostrar que tem interesse em dialogar.