Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17), pela Folha de S. Paulo, aponta vitória nas eleições do próximo ano do ex-presidente Lula no segundo turno por 56% x 31% do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). A um ano e um mês do pleito, o petista lidera em todos os quatro cenários montados para o primeiro turno. A pesquisa sinaliza ainda a diminuição da subida de Lula e da queda de Bolsonaro.
Nesta pesquisa, foram ouvidas 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 deste mês, em 190 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário de primeiro turno, com o PSDB sendo representado pelo governador de São Paulo João Dória e a presença do democrata Luiz Henrique Mandetta, Lula tem 44% das intenções de voto, sendo seguido por Bolsonaro (26%), Ciro Gomes (9%), Doria (4%) e Mandetta (3%). Em uma segunda simulação, Lula tem 42% contra 25% de Bolsonaro, Ciro permanece com 9% e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) fica com os mesmos 4% do correligionário paulista. Mandetta segue em 5º, com 2%;
Na terceira opção, sem o democrata, Lula, Bolsonaro e Ciro sobem para 44%, 26% e 11% das intenções de voto, respectivamente. Doria fica com 6%. Na última sondagem, com mais presidenciáveis, Lula e Bolsonaro estão com 42% e 24%. Ciro Gomes tem 10% na quarta simulação, enquanto Doria ficaria com 5% dos votos. Entre os novos nomes, José Luiz Datena (PSL) acumularia 4% dos votos, sendo seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Aldo Rebelo (sem partido) e Rodrigo Pacheco (DEM) possuem 1% e e Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou
Apesar de os quatro cenários projetarem o segundo turno entre o atual titular do Palácio do Planalto e o ex-presidente e candidato pelo PT, o Datafolha fez a projeção da disputa entre Lula (55%) e Doria (22%) e Lula (51%) contra Ciro (29%). Ciro venceria a disputa com Bolsonaro por 52% x 33%, enquanto Doria mantém uma frente mais apertada (46% x 34%) contra o atual presidente. Com informações do UOL.