O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a imprensa durante conversa com apoiadores, nesta quarta-feira (2). Aos risos, Bolsonaro chamou Daniela Lima, jornalista e apresentadora da CNN, de ‘quadrúpede’.
A declaração foi dada após uma apoiadora do presidente dizer que a jornalista falaria negativamente sobre o crescimento do PIB do Brasil durante o programa.
“É uma quadrúpede. Afinal, nem precisa dizer de quem ela foi eleitora no passado. De outra, do mesmo gênero”, afirmou se referindo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Diversos políticos baianos se manifestaram em solidariedade à jornalista. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) classificou a declaração do presidente como “inadmissível”. A também deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA), ex-aliada de Bolsonaro, chamou o presidente de “covarde”.
“Minha solidariedade a jornalista Daniela Lima. Mulheres independentes, coerentes e que não se submetem aos desmandos do poder incomodam os bípedes covardes desse país”, escreveu nas redes sociais.
A repercussão também alcançou o Senado. O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que a jornalista foi “agredida verbalmente por um presidente que confirma todos os dias não estar à altura do cargo que exerce” e que o governo federal “escancara diariamente sua face autoritária e o seu desprezo pela democracia”.
A jornalista também se manifestou nas redes sociais. Em seu perfil no Twitter, Daniela Lima agradeceu as mensagens de apoio e solidariedade que têm recebido.
“Agradeço todas as manifestações de solidariedade. Imprensa e democracia são irmãs siamesas. Respondo como posso, com trabalho”, publicou.