Em comunicado divulgado ontem (1º/8), os Estados Unidos reconheceram a vitória de Edmundo González Urrutia, adversário de Nicolás Maduro, nas eleições venezuelanas. O comunicado de imprensa feito pelo Secretário de Estado Anthony Blinken afirmou que "o processamento desses votos e o anúncio dos resultados pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE) controlado por Maduro foram profundamente falhos, produzindo um resultado anunciado que não representa a vontade do povo venezuelano".
"Parabenizamos Edmundo González Urrutia por sua campanha bem-sucedida. Agora é o momento para os partidos venezuelanos começarem as discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano", destacou.
O país ainda reforçou às críticas à falta de transparência dos dados do pleito e afirmou que a divulgação de mais de 80 por cento das folhas de contagem recebidas diretamente das seções eleitorais por parte da oposição apontaram a vitória de Urrutia por "uma margem intransponível".