O Ministério das Relações Exteriores recebeu, através da Embaixada do Brasil em Kiev, capital ucraniana, a confirmação nesta quinta-feira (9) da morte de um brasileiro na guerra entre Rússia e Ucrânia .
“Assim como tem feito desde o começo do conflito, o Itamaraty continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país”, afirmou o comunicado.
No mês de março o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, enviou cinco embaixadas com novas tarefas para auxiliar os brasileiros que estavam na Ucrânia ou que conseguiram deixar o país.
De acordo com o ministro, isso aconteceu “diante do agravamento da situação”.
O brasileiro na guerra era André Luis Hack Bahi, de 44 anos e era pai de sete filhos. Segundo o Itamaraty em nota, Hack faleceu “em decorrência do conflito naquele país e mantém contato com familiares para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.
Segundo a família do brasileiro, a morte teria ocorrido no sábado (4), em meio a um combate. André era membro da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.