Um projeto colaborativo entre a empresa de construção residencial Lennar e a ICON, uma empresa de construção especializada em estruturas impressas em 3D, com sede no Texas, nos Estados Unidos, vai construir 100 casas impressas em 3D.
As novas propriedades vão ser ‘impressas’ em Austin, usando técnicas de construção robótica avançada e um material de construção baseado em concreto.
A previsão é que as casas levem cerca de uma semana para serem construídas, de acordo com as empresas por trás do empreendimento.
Apesar de não ter divulgado o custo do projeto, a ICON informou que sua tecnologia é significativamente mais rápida e barata do que os métodos convencionais de construção, porque requer menos trabalho manual.
O processo de construção envolverá cinco impressoras robóticas “Vulcan”, que canalizam uma mistura de concreto chamada Lavacrete, de acordo com um projeto residencial pré-programado.
A empresa disse que pode produzir casas de cerca de 250 metros quadrados e já imprimiu as paredes de uma casa medindo 37 metros quadrados em apenas 24 horas, distribuídas ao longo de “vários dias”.
Telhados, janelas, portas e acabamentos serão adicionados posteriormente pela empresa Lennar.
A ICON tem usado a impressão 3D para construir habitações sociais ou subsidiadas no México e no Texas desde 2018.