Todos os anos, a Apple envia à imprensa um convite que, em geral, antecipa alguns dos assuntos principais da conferência. Na edição 2019, a chamada consiste na imagem de um unicórnio com a cabeça explodindo em ícones, além das logos do serviço Arcade de jogos e da linguagem de programação Swift usada no iOS. Ainda é possível ver trechos de códigos de programação, mas nada fica muito claro.
O tal unicórnio é um dos animojis que o usuário pode encontrar nos novos iPhones, o que pode indicar que a empresa vai apresentar novidades nessa frente. Outro ícone no convite, do ARKit, fortalece a ideia de que serão mostradas novidades para a plataforma de realidade aumentada usada pela Apple.
Com relação ao iOS 13, os rumores apostam em um sistema operacional menos focado em funcionalidades inovadoras e mais centrado em experiência de uso, estabilidade e desempenho. Em termos de recursos, comenta-se que a companhia mostrará um modo escuro para a interface, uma ferramente que permite usar o iPad como tela para um Mac e um teclado estilo swipe no estilo que o Android oferece há alguns anos. Além disso, o novo sistema também receberia suporte a várias contas de usuários e até a possibilidade de alterar a resolução de um vídeo durante a sua reprodução.
Já o novo macOS 10.15, que substituirá o Mojave, é cercado de mistérios. Até agora, sabe-se que a Apple pretende expandir a integração da experiência de uso do sistema dos desktops com o iOS, mas novas funcionalidades e recursos são ainda detalhes desconhecidos. De acordo com o site Bloomberg , a ideia de unificar os dois sistemas tem nome: o projeto Marzipan pretende tornar as duas plataformas compatíveis entre si. Isso permitiria que desenvolvedores criassem um único aplicativo que se adaptasse e funcionasse tanto nos iPhones como nos Macs.
: Divulgação/Apple
A plataforma de games via streaming da Apple pode ganhar destaque no evento que ocorre bem perto da maior feira da indústria de games, a E3, que começa no dia 11 de junho. As expectativas giram em torno de maiores detalhes sobre como o Arcade irá funcionar, como preços, datas de lançamento e talvez a confirmação de alguns títulos.
Há anos, especula-se sobre a intenção da Apple de abandonar os produtos da Intel em seus notebooks e desktops, adotando a arquitetura ARM usada nos iPhones e iPads. Os sucessivos problemas da Intel com vulnerabilidades de segurança e a alta performance alcançada pelo A12 Bionic, do iPad Pro, fortalecem a ideia de que uma troca é possível para 2020.
Nesse cenário, a Apple teria de arrumar o terreno para que a comunidade de desenvolvedores se prepare para a troca, já que muito trabalho terá que ser refeito para readequar softwares escritos para rodar na arquitetura Intel.
A WWDC é um evento para discutir softwares, serviços e tecnologia circulando as plataformas da Apple, de modo que lançamento de novo hardware no evento é algo improvável. Apesar disso, há precedentes que podem indicar a chegada de um novo MacBooks Pro e um Mac Pro, como apontam rumores. Em 2017, a Apple usou o espaço para lançar o HomePod e novos MacBooks Pro, por exemplo.
O Mac Pro é o desktop mais parrudo da Apple, uma workstation oferecida exatamente para o público que tende a comparecer na WWDC, de modo que o rumor tem alguma substância. Comenta-se que o novo computador está em desenvolvimento desde 2017 e terá uma abordagem mais modular para facilitar upgrades.
Como passar os dados do WhatsApp de Android pra iPhone?Descubra no Fórum do TechTudo
Por FIlipe Garrett, para o TechTudo