A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) moveu um processo contra o narrador Sérgio Maurício, da Band. Ela solicitou R$ 70 mil em danos morais contra o narrador, que a chamou de "fake news humana" em sua conta no X. Os dados são de uma coluna de Gabriel Vaquer, do portal Folha de São Paulo.
O caso será julgado na Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), mas ainda não foi definida uma data para o julgamento. A ação foi protocolada na segunda-feira (14).
Sérgio Maurício deve ser notificado nos próximos dias para apresentar a defesa. A deputada federal alegou que teve a imagem maculada pelo narrador mais de uma vez nas redes sociais, e inclusive, anexou prints e links com provas no processo.
A publicação em questão aconteceu no mês de fevereiro. Na postagem, o narrador afirmou que Erika Hilton era uma "fake news humana, essa coisa". Logo após a publicação, o homem teve a conta excluída. Em depoimento ao site de entretenimento e cultura pop do Folha de São Paulo, o F5, inicialmente, Sérgio Maurício negou que tenha sido o responsável pela postagem.
Dias depois ele assumiu ter feito a publicação e pediu desculpas para Erika.
"Lamento profundamente as palavras equivocadas que usei ao me referir à deputada Erika Hilton, parlamentar por quem tenho o mais elevado respeito. Peço desculpas a ela, a seus eleitores e a quem mais tenha se ofendido", disse.
Por conta das ofensas, fãs da Fórmula pressionaram o narrador nas redes sociais e Sérgio, inclusive, foi impedido de narrar eventos de pré-temporada de Fórmula 1 na Band. Ele voltou para as corridas da competição em março, e comanda as transmissões desde então.