noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Geral

Petrobras confirma maior descoberta de gás da Colômbia

A expectativa é começar a produção de gás natural em três anos após recebimento de todas as licenças ambientais e em caso de confirmação da viabilidade comercial da descoberta, prevista até 2027

Publicada em 05/12/24 às 14:36h - 36 visualizações

Fonte: Bahia.ba


Compartilhe
Compartilhar a noticia Petrobras confirma maior descoberta de gás da Colômbia  Compartilhar a noticia Petrobras confirma maior descoberta de gás da Colômbia  Compartilhar a noticia Petrobras confirma maior descoberta de gás da Colômbia

Link da Notícia:

Petrobras confirma maior descoberta de gás da Colômbia
 (Foto: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quinta-feira (5) a confirmação da maior descoberta de gás da história da Colômbia com a perfuração do poço marítimo Sirius-2, localizado a 77 quilômetros de Santa Marta, em lâmina d’água de 830 metros, de acordo com informações do portal InfoMoney.

A perfuração, iniciada em junho deste ano, confirmou volumes de gás superiores a 6 trilhões de pés cúbicos in place, o que pode aumentar em 200% as reservas atuais da Colômbia, afirmou a Petrobras.

A expectativa é começar a produção de gás natural em três anos após recebimento de todas as licenças ambientais e em caso de confirmação da viabilidade comercial da descoberta, prevista até 2027, destacou a companhia, em comunicado.

A produção esperada, através de quatro poços produtores “em um desenho inovador ” subsea to shore”, é de cerca de 13 milhões de m³/dia durante 10 anos.

O consórcio responsável pelo projeto, formado pela subsidiária da Petrobras na Colômbia e a Ecopetrol, estima investir 1,2 bilhão de dólares para fase exploratória e 2,9 bilhões de dólares na fase de desenvolvimento da produção.

A Petrobras é operadora do bloco com 44,44% de participação, enquanto a Ecopetrol detém 55,56% do ativo.

Os investimentos da parcela da Petrobras estão contemplados no Plano de Negócios 2025-2029 da petroleira brasileira.

“Com essa descoberta de grande potencial volumétrico de gás natural, serão iniciados os procedimentos socioambientais e de licenciamentos necessários para transportar o gás para os centros de consumo”, disse.

A Petrobras afirmou em nota que o consórcio iniciará as atividades de aquisição de dados “meta oceânicos”, como parte do Projeto de Desenvolvimento da Produção para a descoberta.

“Esses dados, com informações ambientais sobre o fundo do mar, batimetria, informações geotécnicas e geofísicas, são essenciais para a instalação do gasoduto para o transporte de gás natural do campo para a unidade de tratamento de gás em terra, bem como para a instalação de sistemas de produção no fundo do mar”, ressaltou a companhia.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!