noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Geral

Comissão aprova criação de fundo para financiar preservação de patrimônios históricos

Os recursos serão emprestados nas modalidades de financiamento reembolsável, subsídio para operações de crédito e recursos não reembolsáveis

Publicada em 04/12/24 às 15:13h - 32 visualizações

Fonte: Bahia.ba


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comissão aprova criação de fundo para financiar preservação de patrimônios históricos  Compartilhar a noticia Comissão aprova criação de fundo para financiar preservação de patrimônios históricos  Compartilhar a noticia Comissão aprova criação de fundo para financiar preservação de patrimônios históricos

Link da Notícia:

Comissão aprova criação de fundo para financiar preservação de patrimônios históricos
 (Foto: Foto: Andersom Schneider / Iphan)
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Fundo Nacional do Patrimônio Cultural (FNPC). Vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o fundo vai financiar a preservação de monumentos e sítios arqueológicos, entre outros.

Segundo matéria da Agência Câmara, o texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Cultura ao Projeto de Lei 1868/21, do ex-deputado Gustavo Fruet (PR). A Comissão de Finanças acolheu o parecer o relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ).

“A instituição do FNPC atuará para garantir recursos a políticas públicas”, afirmou o relator. “Conforme a proposta aprovada, as verbas do FNPC virão do Orçamento federal, de doações e de rendas da loteria. Para isso, o substitutivo muda uma lei (13.756/18) que trata da destinação do que é arrecadado pelas loterias”. O fundo também receberá dinheiro de multas administrativas.

Os recursos serão emprestados nas modalidades de financiamento reembolsável, subsídio para operações de crédito e recursos não reembolsáveis. A gestão do FNPC caberá a um conselho gestor, formado por representantes do Ministério da Cultura, Iphan, estados, municípios e organizações da sociedade.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!