O chatbot de inteligência artificial (IA) da Meta, que começou a ser disponibilizado no WhatsApp nesta semana, deu algumas respostas erradas a usuários, levando-os a reclamarem do serviço nas redes sociais.
“A IA da Meta é meio burra (sic) e não aceita ser corrigida”, denunciou uma pessoa no X (antigo Twitter) na terça-feira (23). Em outra publicação, um usuário expôs o serviço afirmando que o cantor Liam Payne (ex-One Direction morto há sete dias) continua vivo e trabalhando na carreira musical dele (veja abaixo).
A Meta AI chegou ao Brasil neste mês para competir com o ChatGPT, da OpenAI, mas já havia sido disponibilizado em outros países anteriormente.
O chatbot inteligente da Meta pode ser utilizado dentro do WhatsApp, Facebook e Instagram. Confira um guia completo de como usá-lo ou limitá-lo.
O problema de geração de respostas erradas por uma IA é chamado de alucinação ou alucinação artificial e é caracterizado por passar confiança, mesmo diante do erro.
Em nota à CNN, a Meta disse que, ao anunciar a nova tecnologia, já havia afirmado que ela não seria perfeita. Ainda assim, a empresa responsável pelo WhatsApp diz que está comprometida em aprimorar a funcionalidade.
“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e recebemos feedbacks de nossos usuários”.