O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o desbloqueio do 'X' em todo o território nacional e determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tome as providências para a plataforma voltar ao ar. Na decisão, Moraes disse que o retorno se justifica devido ao cumprimento integral da legislação brasileira e da "absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional".
A rede social estava suspensa pelo STF desde 30 de agosto devido ao descumprimento de ordens judiciais.
Nas últimas semanas, a rede social atendeu às exigências impostas pelo STF: pagou as multas impostas por descumprimento de decisões judiciais, cumpriu as ordens de bloqueio de contas que disseminavam desinformação e indicou uma representação legal do 'X' no Brasil.
Carros - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira, 8, em suas redes sociais que se reuniu com empresários para anunciar a volta do Salão do Automóvel em novembro de 2025.
"Os investimentos voltaram, estamos vendendo mais carros e, em novembro de 2025, teremos o retorno do Salão do Automóvel. Recebi empresários para anunciar essa novidade no mesmo dia do combustível do futuro", escreveu Lula no Bluesky, rede social semelhante ao X (ex-Twitter). "Só não vamos sortear carro entre nossos seguidores do Bluesky", brincou o presidente na publicação.
Em julho deste ano, Lula já havia cobrado as montadoras pelo retorno do evento. Em outra ocasião, no mês de junho, ele pediu à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para que o Salão do Automóvel voltasse a ocorrer.
Conforme a Fenabrave, as vendas de veículos no Brasil foram de 236,4 mil no mês de setembro, crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período de 2023. Na mesma base de comparação, a produção desses bens, por sua vez, registrou aumento de 10,1%, com 230 mil veículos fabricados, aponta a Anfavea.