O episódio de provocação que culminou em uma cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB), ambos candidatos à Prefeitura de São Paulo, repercutiu em alguns dos maiores jornais do mundo. A cena que ocorreu na noite deste domingo, 15, durante o debate da TV Cultura, foi assunto dos periódicos americanos The New York Times e The Washington Post, além do La Nación, da Argentina, e Daily Mail, da Inglaterra.
A agressão de Datena a Marçal ocorreu após uma provocação do ex-coach em um bloco anterior do debate, quando ele mencionou uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador. O apresentador partiu para cima do ex-coach com uma cadeira, após Marçal dizer que ele tentou agredi-lo no último debate, mas não teve coragem. Após a agressão, o programa foi suspenso temporariamente, o tucano foi expulso e o empresário foi levado ao hospital.
The New York Times
O título da reportagem do jornal norte-americano The New York Times afirma que a cadeirada “virou o debate de cabeça para baixo”, e que o “impressionante ataque” provavelmente vai reordenar a disputa pela Prefeitura.
O periódico ainda qualifica as atitudes anteriores de Marçal como “ataques irritantes, duros e às vezes enganosos”. Ao narrar o episódio, a reportagem menciona a provocação de Marçal, afirmando que Datena “não era homem o suficiente” para cumprir o que supostamente queria ter feito no debate anterior, quando deixou o púlpito e se aproximou do influenciador.
The Washington Post
A reportagem do jornal norte-americano The Washington Post afirma que o episódio mergulha a disputa da maior cidade do hemisfério ocidental no “caos político” e afirma que, segundo a equipe de Marçal,
Daily Mail
O jornal britânico Daily Mail, além de noticiar a agressão, também compartilhou em suas redes sociais o vídeo no momento em que Marçal é acertado por Datena com a cadeira. “Este é o momento chocante em que um apresentador de TV brasileiro e candidato a prefeito esmaga um rival político na cabeça, usando uma cadeira de ferro, durante um acalorado debate eleitoral”, escreveu o jornal.
La Nación
O periódico argentino La Nación também compartilha o vídeo da agressão, afirmando que Datena reagiu da pior maneira possível às provocações e insultos Marçal. “Agrediu-o fisicamente na frente das câmeras.”
Em outra matéria na editoria de Brasil, o jornal afirma que Marçal é comparado ao presidente argentino Javier Milei e faz um perfil do “disruptivo candidato antipolítica” que foi atacado por uma cadeira.