noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Geral

Fórum debate desafios climáticos, energia elétrica e interferências na sociedade

Na ocasião, a Neoenergia Coelba apresentou o seu plano de investimento e a preparação da companhia para períodos de adversidade climática

Publicada em 06/07/24 às 13:47h - 168 visualizações

Fonte trbn.com.br *Sob a Supervisão do Jornalista Jair Cezarinho WWW.ENCONTROJA.COM.BR


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fórum debate desafios climáticos, energia elétrica e interferências na sociedade  Compartilhar a noticia Fórum debate desafios climáticos, energia elétrica e interferências na sociedade  Compartilhar a noticia Fórum debate desafios climáticos, energia elétrica e interferências na sociedade

Link da Notícia:

Fórum debate desafios climáticos, energia elétrica e interferências na sociedade
 (Foto: Foto: Romildo de Jesus)
Debater as mudanças climáticas e suas interferências diretas na sociedade, seja no comércio, no agronegócio, na geração de renda e também na distribuição de energia elétrica. Este foi um dos motivos para a realização do  1º Fórum Desafios Climáticos na Bahia: desafios e projeções para o estado.

Promovido pela Neoenergia Coelba, o evento aconteceu na sede da distribuidora, no bairro de Narandiba, com a presença de entidades estaduais, municipais e da Climatempo, empresa de meteorologia com reconhecimento nacional. “Adaptação, cooperação e tecnologia são essenciais. É o que nos resta, já que não temos como parar de emitir gases de efeito estufa. Não vamos parar o desenvolvimento. A Climatempo agora consegue através de IA profunda analisar por persistência e assertividade as previsões meteorológicas no Brasil. Criamos essa inteligência e entregamos para cada região do Brasil um mapa personalizado”, afirma Vitor Hassan, Head da Climatempo.

Segundo o superintendente da Neoenergia, Thiago Martins, o Fórum debateu mudanças climáticas a partir de um olhar particularizado para a Bahia e seus microclimas.   “O clima impacta de uma forma geral a sociedade. Muito importante estarmos atualizados e estarmos constantemente monitorando o tempo.  O clima impacta de uma forma geral a sociedade, seja no comércio, no agronegócio, na geração de renda e  na distribuição de energia elétrica”, afirmou.

Na ocasião, a Neoenergia Coelba apresentou o seu plano de investimento e a preparação da companhia para períodos de adversidade climática. A distribuidora irá aportar, até 2027, R$ 13,3 bilhões em obras estruturantes em toda a Bahia. Ao longo de 2024, profissionais da Neoenergia Coelba irão inspecionar cerca de 90 mil quilômetros da rede elétrica – o equivalente a duas voltas ao mundo, e realizarão 342 mil podas, além de 37 mil manutenções estruturais.

Durante o Fórum, o Climatempo apresentou projeções de temperatura e precipitações até o final de 2024, com destaque para a chegada do La Niña e a sua influência no estado. Foi possível entender que a mudança climática no Brasil, na Bahia e no mundo, tem sido constante devido a diversos fatores.. “Hoje com a participação do Climatempo pudemos ver que houve uma elevação da temperatura média do nosso planeta e como isso interfere no Brasil”, conta o superintendente.

Para o superintendente da Defesa Civil do Estado, Osni Bonfim, a extensão territorial da Bahia apresenta desafios que precisam de união para serem enfrentados.  “A nação chamada Bahia, com toda sua extensão territorial, tem nos dado desafios importantes. O sistema de proteção estadual precisa estar integrado, e a Neoenergia faz parte da parceria . Precisamos trabalhar uma nova cultura resiliente. Esse fórum traz essa posição estratégica. Não podemos prescindir do uso de IA, além de estarmos estimulando a produção de conhecimento através de uma política estadual de proteção e defesa civil”, afirma.

Este deve ser o primeiro de muitos fóruns, conforme explica Thiago Martins. Conforme ele, temas tão relevantes como as mudanças climáticas requerem debates amplos para que todos os setores e entidades estejam aptos a lidar com as transformações.

“Olhamos para a frente e vemos o que pode ser feito ao longo dos anos. Tivemos hoje a participação de diversas instituições que auxiliam a sociedade baiana. Falamos sobre a importância da tecnologia para nos auxiliar na previsão climática”.

Ele explica que a Neoenergia Coelba possui protocolos bem definidos para atuar durante adversidades climáticas. “A distribuidora busca se antecipar a possíveis situações extremas por meio de estudos e diálogos com especialistas em meteorologia. Com isso, são elaboradas ações estratégicas e operacionais visando mitigar o impacto para nossas operações e principalmente para nossos clientes”, destacou.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!