O mês de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo, será marcado em Feira de Santana com ações que visam chamar a atenção de condutores e pedestres para a responsabilidade com o trânsito.
O lançamento foi realizado, no auditório do Hotel Ibis, com a participação do prefeito Colbert Filho. Também presente, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Sérgio Barradas Carneiro.
O tema deste ano é "Paz no trânsito começa por você". O movimento "Maio Amarelo" está sendo coordenado pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com a 3ª Ciretran, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, além de outras empresas parceiras, como a Motopel.
De acordo com o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, é preciso pensar em um trânsito mais humanizado. "O 'Maio Amarelo' tem sido representado como um mês em que há uma grande movimentação para que sejam intensificadas as ações de conscientização a respeito às normas de trânsito. O tema deste ano sugere que o comportamento individual é importante para o benefício da coletividade".
De acordo com o superintendente de Trânsito, no município 73% dos acidentes registrados envolvem motociclistas. "O gênero masculino ainda é o grande preponderante nesses sinistros", destaca.
O prefeito Colbert Filho reiterou a importância do tema considerando "a falta de paz no trânsito". "Todas as ações para que consigamos reduzir as estatistas no trânsito serão sempre bem-vindas e necessárias. É preciso persistência e é isso que se propõe a fazer com essa campanha".
Durante o mês estão previstas realizações de palestras em escolas das redes pública e privada, além de empresas. O dia de mobilização está marcado para 18 de maio.
LAÇO AMARELO - Programa do Observatório Nacional de Segurança Viária, idealizador do movimento 'Maio Amarelo', reconhece os municípios que atuam efetivamente na educação para o trânsito durante o ano todo.
Feira de Santana é o primeiro e único município na Bahia com a certificação Laço Amarelo, devido a atuação efetiva de educação para o trânsito.
Os municípios certificados recebem materiais informativos com temas sobre o trânsito - podcasts, material gráfico, redes sociais, editoriais - focados na educação para o trânsito.
"A SMT desenvolve ações de educação para um trânsito mais seguro durante o ano todo. O movimento do 'Maio Amarelo' busca ajudar as pessoas a ter consciência do risco que elas mesmas se colocam", afirma o coordenador de Educação para o Trânsito da SMT, Adelmo Amorim.