A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta sexta-feira (29), as inscrições para a seleção de projetos de iniciação científica para a 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que será realizada de 11 a 15 de dezembro, em Salvador. A feira visa promover a popularização da Ciência por meio da apresentação dos projetos de investigação científica desenvolvidos por estudantes e professores. As inscrições seguem até 6 de outubro, no Portal da Educação (
http://estudantes.educacao.ba.gov.br/feciba), onde também está disponível o edital.
A FECIBA é uma grande vitrine para que os estudantes mostrem protagonismo e criatividade, bem como apresentem soluções e tecnologias de grande alcance social, como ressalta a superintende de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova. “A FECIBA, que traz como temática as ciências como ação curricular da escola pública da Bahia, é um espaço de produção e socialização de saberes que, pela orientação dos professores, fortalece a educação integral em uma perspectiva unilateral e que atende todos os nossos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio”.
Estão aptos para inscrição os estudantes das etapas do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio em suas ofertas e modalidades: Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Prisões, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo e as Escolas Famílias Agrícola.
A inscrição deverá ser efetivada com o envio do Projeto de Pesquisa Científica. Podem ser submetidos projetos em desenvolvimento ou finalizados entre os anos de 2022 e 2023. Deverão ser encaminhados também os seguintes documentos: comprovante de matrícula 2023 ou atestado do estudante emitido pelo gestor da escola; plano de pesquisa; relatório de pesquisa; resumo; diário de bordo do professor; e Termo de Cessão de Direitos Autorais e Cessão de Uso de Imagem e Voz.
Seleção de trabalhos - Serão selecionados 162 projetos de pesquisa para a 11ª FECIBA avaliados por uma comissão composta por professores da Educação Básica, pesquisadores, professores das Instituições de Ensino Superior e estudantes pesquisadores de iniciação científica de universidades.