Subsidiária da Embraer, a Eve Urban Air Mobility está desenvolvendo um novo conceito de mobilidade urbana utilizando o espaço aéreo. O ‘táxi voador’ está em fase de testes no Rio de Janeiro e é desenvolvido em conjunto com parceiros privados e órgãos públicos de controle, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O grupo de trabalho começou a trabalhar em agosto e reúne cerca de 50 pessoas.
“Queremos explorar conceitos novos e práticos para facilitar a introdução segura da indústria de mobilidade aérea urbana no Brasil”, disse André Stein, CEO da Eve. Nesta etapa do projeto, a empresa está coletando subsídios para a modelagem do novo tipo de transporte. “A partir da evolução do conceito conceberemos uma descrição sobre como viabilizar o propósito de democratizar a mobilidade aérea urbana de forma segura, econômica e acessível”, completou o executivo.
Colaboram com a proposta a operadora de helicópteros Helisul Aviação, a empresa especializada em design, construção e operação de vertiportos Skyports, a plataforma independente para voos sob demanda Flapper; além da EDP (setor de energia), da Beacon – plataforma da EmbraerX que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica – e Atech, responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte dos sistemas de controle e gestão do fluxo do tráfego aéreo (civil e militar) do Grupo Embraer.