O valor médio pago para uma empresa recuperar dados de hackers subiu para R$ 3 milhões em 2021. O valor, recorde, representa um aumento de 82% sobre 2020. As informações são da CNN Brasil, com base em pesquisa com consultoria especializada em cibersegurança.
Em termos globais, o Brasil o país é o segundo maior alvo do ransomware, o roubo de dados visando cobrar um “resgate” para devolver as informações ou não publicá-las. Os cibers-ataques vindos do território nacional ainda lideram as estatísticas no Brasil, segundo a CNN.
Na quinta-feira (19), as lojas Renner foram alvo de ataques virtuais, que afetam também o comércio online, modalidade que cresceu durante a pandemia. Na rede varejista, o principal problema afetou o recebimento de pagamentos dos consumidores.
O Tesouro Nacional também foi alvo de ataques virtuais este ano. Em 2020, os ataques virtuais afetaram o Ministério da Saúde. O aumento na demanda pelas ferramentas online durante a pandemia teve impacto na elevação de casos de ransomware.