noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Geral

Anatel pede fim de celulares e TV Box não homologados em lojas online

Lojas virtuais estão na mira da Anatel por venderem produtos piratas, incluindo marketplaces como Enjoei, OLX e Mercado Livre

Publicada em 26/05/21 às 10:43h - 233 visualizações

Portal Terra


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Anatel pede fim de celulares e TV Box não homologados em lojas online  Compartilhar a noticia  Anatel pede fim de celulares e TV Box não homologados em lojas online  Compartilhar a noticia  Anatel pede fim de celulares e TV Box não homologados em lojas online

Link da Notícia:

 Anatel pede fim de celulares e TV Box não homologados em lojas online
 (Foto: Foto: Ricardo Fonseca / MCTIC / Tecnoblog )

O Tecnoblog obteve acesso ao ofício enviado. A agência exalta o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que já retirou mais de 1 milhão de produtos irregulares do mercado. A carta também explica que equipamentos de telecomunicações devem passar por um processo de certificação, com testes em laboratório para avaliar a segurança e conformidade.

Magalu, Amazon e outras lojas são notificadas pela Anatel

O documento informa que os marketplaces têm responsabilidade por ofertar equipamentos não homologados com o intuito de vendê-los a eventuais consumidores interessados, e sugere que as lojas virtuais adotem medidas para reduzir a disponibilidade de produtos irregulares.

Essas são as lojas que foram notificadas pela Anatel:

Na carta, a Anatel aconselha que as empresas adotem medidas imediatas e de forma proativa para "minimizar o risco de disponibilização em suas plataformas de produtos de telecomunicações não homologados".

Como solução, a agência diz que as lojas podem proibir as vendas de determinados produtos, estabelecer uma seleção criteriosa para cadastro de fornecedores, uso de tecnologia para bloquear conteúdo potencialmente infringente e elaborar uma lista de ofertantes que infringiram as condições das plataformas.

Anatel confisca equipamentos sem homologação

O combate a equipamentos não homologados tem crescido: durante o primeiro trimestre de 2021, a Anatel recolheu cerca de 600 mil aparelhos irregulares de TV Box, decodificadores de TV por assinatura, roteadores Wi-Fi, carregadores e baterias de celular.

A quantidade de itens supera todas as apreensões de 2020, quando a agência retirou de circulação cerca de 542 mil produtos. As operações foram feitas em parceira com a Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Alguns desses itens são destruídos, mas há casos em que os produtos podem passar pelo processo de certificação e retornar ao mercado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!