O deputado federal Coronel Meira (PL) apresentou uma proposta para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara com o objetivo de investigar a atual administração da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), presidida por Ednaldo Rodrigues. A informação foi divulgada pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Na justificativa, o parlamentar afirma que a Câmara tem o “dever constitucional e moral de investigar a malversação ou abuso de poder”, inclusive quando os possíveis desvios ultrapassam o campo esportivo.
Ainda segundo Coronel Meira, não agir diante das suspeitas envolvendo a CBF “equivaleria a abdicar das responsabilidades conferidas aos representantes do povo”.
Gestão de Ednaldo Rodrigues
A gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF tem sido alvo de diversas denúncias e polêmicas recentes. Reportagens apontam para gastos excessivos, aumento de salário dos presidentes das federações e incoerências administrativas.
Além disso, há relatos de favorecimento político, uso indevido de recursos da entidade e relações controversas com figuras do Poder Judiciário. A gestão de Ednaldo também foi marcada por decisões unilaterais e acusações de censura, como o afastamento de jornalistas da ESPN após críticas à CBF.