Se em campo a campanha deixa a desejar, nas arquibancadas a história é diferente. A torcida do Esporte Clube Vitória virou a chave em 2022 e desde então tem sido, literalmente, o 12º jogador do Leão da Barra. Subiu da Série C para a Série B na força e na fé dos seus torcedores, foi campeão da Série B de igual forma e agora luta contra o rebaixamento com as arquibancadas do Barradão sempre cheias.
Por conta disso, considerando apenas o período de disputa do Brasileirão Série A, ou seja, 15 jogos, o Rubro-Negro viu sua torcida ultrapassar uma marca importante. De acordo com informações do Arena Rubro-Negra, o Colossal já levou mais de 328 mil pessoas ao Estádio Manoel Barradas em 2024, uma marca histórica para o clube.
Isso porque o recorde do Leão, neste recorte, era de 297 mil pessoas da campanha de 2010. À época, o Vitória foi vice-campeão da Copa do Brasil, lutou contra o rebaixamento, não conseguindo superar os problemas e foi rebaixado para a Série B.
Já em 2018, último ano do time baiano na Série A, o Leão levou 176 mil pessoas ao Barradão. Neste ano, o Colossal fez uma campanha muito ruim e caiu para a Série B.
Faltando apenas quatro jogos, a expectativa é que esse número aumente e se aproxime ou supere a campanha da Série B de 2023. À época, o Leão conseguiu colocar 450 mil pessoas no Barradão durante o certame nacional.
Para tanto, o Vitória precisará colocar públicos superiores aos 30 mil torcedores no Barradão a partir do jogo do Fluminense. Este duelo será realizado no sábado (26), às 16h30, em partida válida pela 31ª rodada. Vale lembrar que, considerando a média de público de 2024, o Vitória possui uma média de 71,5% de ocupação.