Com a divulgação do calendário oficial do futebol baiano para 2024, na última terça-feira (16), ficou definido que a Segunda Divisão estadual começará no mês de junho, mais precisamente no dia 9 e se encerrará no dia 11 de agosto. Nesse sentido, o Fluminense terá mais tempo de preparação diferente das três edições anteriores em que esteve disputando o campeonato.
Em 2022, a competição começou no dia 22 de maio e o tricolor feirense começou seus trabalhos 30 dias antes, em 22 de abril sob o comando do treinador Arnaldo Lira. Naquele ano, vale lembrar que o time ficou na nona colocação com 12 times participantes. No ano passado, a pré-temporada, no comando do treinador Givanildo Sales, teve menor duração: começou em 17 de abril e a bola rolou para valer no dia 14 de maio e o Touro ficou na quinta posição na classificação geral com 10 participantes. Menos tempo ainda teve o treinador Paulo Salles em 2015 para preparar a equipe para a Segundona: 20 dias. Os atletas se apresentaram em 29 de março, a estreia na competição aconteceu em 19 de abril e no final dentre os 11 participantes o Touro foi o vice-campeão na oportunidade cravou seu retorno à elite do futebol baiano após dois anos, já que fora rebaixado em 2013.
Entre o final da Primeira Divisão e o começo da Segunda de 2024 serão aproximadamente 60 dias, porém a expectativa é de que os trabalhos em campo com o treinador Paulo Foiani sejam iniciados bem antes. O profissional, cuja contratação foi anunciada no último mês de novembro, já esteve em Feira de Santana onde permaneceu fazendo contatos, trabalhando na montagem da estrutura e a expectativa é que ainda neste mês de janeiro as atividades comecem.
O treinador, quando esteve em Feira, deixou claro que uma das motivações para voltar ao Fluminense, depois de 7 anos, é o tempo que terá para trabalhar. "A gente tem tempo para buscar os atletas que desejamos e o melhor ainda é ter um espaço mais que suficiente de tempo para montar o que planejamos em termos de filosofia de trabalho e esquema de jogo. Com este tempo e logicamente as condições que estão oferecendo, temos tudo para fazer uma grande competição e alcançar o objetivo de colocar a equipe na elite baiana", comentou.