O Campeonato Brasileiro é o torneio mais importante da CBF. Todos os anos, os 20 principais clubes do país se enfrentam em 38 rodadas que são carregadas de fortes emoções do começo ao fim. A briga pelo título, a disputa por uma vaga em torneios continentais e o desespero para fugir de um rebaixamento sempre promovem um mix de emoções entre os torcedores.
Ganhar um Brasileirão não é nada fácil. Além do desafio de manter a constância durante toda a temporada, os clubes que se candidatam ao posto de campeão precisam lidar com as adversidades do futebol nacional: gramados em más condições, arbitragens polêmicas e um calendário recheado de jogos em intervalos de tempo muito curtos.
Para muitos, o Campeonato Brasileiro é uma das competições mais difíceis do mundo, principalmente pelos fatores que o envolvem. Ciente disso, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, pretende fazer uma grande mudança na estrutura do torneio. Em 2024, a primeira rodada da competição terá uma agenda diferente e inovadora.
Segundo informações apuradas pelo jornalista Lauro Jardim, do portal “O Globo”, a CBF quer promover a primeira rodada do Brasileirão de uma forma diferente para o ano que vem. O campeão da última edição irá enfrentar um dos clubes de grande expressão do campeonato, garantindo assim uma forte audiência e uma exclusividade de horário.
Nas ligas americanas, incluindo NBA e NFL, acontece algo muito semelhante. O primeiro dia de jogos da liga nacional é marcado pelo encontro de uma grande equipe com os atuais campeões. Com a proposta de impulsionar ainda mais a imagem do torneio para o mercado internacional, Ednaldo Rodrigues projeta uma data exclusiva para o primeiro jogo da competição no ano que vem.
Em 2024, a CBF tem grandes desafios no futebol brasileiro. Algumas questões “básicas” ainda são complexas para os clubes nacionais e afetam diretamente no desempenho das equipes. O calendário, a condição dos gramados e as polêmicas de arbitragem são assuntos em alta no futebol brasileiro e seguem sendo avaliados pela instituição.