O presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira, Alan Victor Ribeiro, está publicando um edital de convocação dos conselheiros para que possam conhecer e aprovar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) formulado para ser adotado pelo clube. O encontro está convocado para a próxima quarta-feira (20), a partir das 19 horas no auditório do Colégio Gastão Guimarães e a expectativa é de que até o começo do próximo mês esta situação esteja concretizada e o tricolor feirense comece a se organizar visando a próxima temporada, quando tentará de novo retornar à elite do futebol baiano.
A reunião que acontecerá no próximo dia 20 de setembro contará com a participação dos conselheiros que estejam em dias com as suas obrigações e de acordo com o edital assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense, Alan Victor Ribeiro, são dois os principais objetivo do encontro: inicialmente conhecer e opinar sobre as contas e Parecer do Conselho Fiscal relativo ao exercício financeiro encerrado em 31 de dezembro de 2022. Depois apreciar a proposta formulada pelo Departamento Jurídico e Diretoria Executiva acerca do sistema SAF que deverá ser implantado no clube já visando a próxima temporada.
O advogado e diretor Jurídico do Touro do Sertão, Tiago Matos, afirmou que o modelo de SAF que o Fluminense deve adotar é o da cisão parcial, com a negociação dos departamentos de futebol e administrativo, que passariam para o controle do investidor. “Esse formato é o que a maioria dos clubes estão adotando, como o Bahia, por exemplo. No caso, o Fluminense mantém toda a sua parte patrimonial preservada”, explicou Tiago Matos. “Os conselheiros vão conhecer a proposta e apreciar e posteriormente sacramentar o modelo de SAF a ser apresentado de maneira formal ao investidor”, complementou.
Com a aprovação do modelo da SAF, Tiago Matos informou que outra assembleia deverá acontecer. “Este outro encontro servirá para aprovação da empresa investidora que no caso já terá a ciência do modelo desejado pelo clube e em cima disso apresentará a sua proposta para a apreciação dos sócios e conselheiros. Uma vez aprovada a SAF então é concretizada e então o investidor definirá quando começará o planejamento para curto, médio e longo prazo”, disse.