O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta quinta-feira (29) da abertura da Cúpula Internacional do Esporte, realizada pelo Vaticano. O encontro contará com mesas redondas, grupos de trabalho, eventos nos museus do Vaticano e Santa Missa. Na sexta-feira (30), dirigentes e atletas vão assinar a “Declaração do Esporte para Todos”.
Segundo os organizadores, o principal objetivo da Cúpula é instigar “o mundo do esporte e as políticas internacionais, regionais e locais a abraçar a Declaração que os participantes apresentarão comprometendo-se a trabalhar pela integração das pessoas na sociedade por meio do esporte”.
"São João Paulo II disse que o esporte precisa ser ferramenta para o desenvolvimento integral da pessoa humana e a CBF vem trabalhando nesse sentido. Estamos numa cruzada contra o racismo, a violência e todo tipo de discriminação para que o futebol seja instrumento de uma cultura de paz na sociedade", disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Eleito em março, Rodrigues é o primeiro negro e nordestino a comandar a CBF em mais de um século de história. Em agosto, a CBF organizou a primeira edição do Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, evento pioneiro na batalha contra o preconceito no esporte. O dirigente é um defensor de punições mais severas para o combate ao racismo no futebol e sugeriu a perda de pontos em episódios do tipo.