O Chelsea,um dos clubes gigantes da Inglaterra, tem novo dono. A direção confirmou, nessa sexta-feira (6) , que chegou a um acordo com um novo grupo de donos após a saída do russo Roman Abramovich. O clube inglês agora fica nas mãos de um consórcio liderado pelo americano Todd Boehly, com o auxílio monetário do grupo de investimentos norte-americano Clearlake Capital.
Boehly é mandatário em clubes de outros esportes, como o Los Angeles Lakers, da NBA (liga de basquete), e o Los Angeles Dodgers, da MLB (liga de beisebol). Constam, ainda, no consórcio o roteirista Jonathan Goldstein, o empresário Mark Walter – também coproprietário dos Lakers -, e o suíço Hansjörg Wyss.
O investimento total na aquisição das ações do clube chega a 2,5 bilhões de libras e, conforme antecipado pelo antigo dono Abramovich, o valor será depositado em uma conta congelada no Reino Unido até que o governo autorize a transferência para instituições de caridade, desejo pessoal do russo.
Os novos proprietários deverão investir futuramente, 1,75 bilhões de libras no clube que serão destinados ao estádio de Stamford Bridge, ao time feminino, às categorias de base e ao estádio da equipe feminina, o Kingsmeadow. Além disso, a Chelsea Foundation será financiada continuamente.