A Fifa divulgou os horários da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 e uma mudança importante — e incomum — foi feita: a anfitriã não fará o jogo de estreia do torneio. Isso porque Senegal x Holanda entram em campo antes, às 7h (de Brasília), enquanto Catar e Equador se enfrentam às 13h (de Brasília). Não há informação sobre a Cerimônia de Abertura do Mundial — a previsão é que seja no jogo dos anfitrões.
Será a primeira vez desde 1954 que uma abertura de Copa do Mundo não terá o anfitrião ou o último campeão.
O Brasil também já conhece os seus horários. Na estreia, enfrenta a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16h. Na segunda rodada, pega a Suíça, no dia 29, às 13h. Por fim, enfrenta Camarões, dia 2 de dezembro, às 16h. A final será às 12h (de Brasília).
Seleção:
Líder do ranking da Fifa e nas casas de apostas: como o Brasil se tornou principal favorito à Copa do Mundo
A competição, que será disputada no Qatar, na Ásia, receberá partidas às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). Após a disputa da fase de grupos, os jogos de mata-mata serão disputados somente em dois horários: 12h e 16h (de Brasília).
Esta será a primeira vez na história que a competição está sendo disputada no fim do ano (novembro e dezembro) por conta das condições climáticas do país sede. O forte calor em junho e julho, quando geralmente ocorre a Copa, levou a Fifa a tomar esta decisão.