Em entrevista ao podcast “Mano a Mano“, comandado por Mano Brown, Vanderlei Luxemburgo exaltou Santos e Botafogo. Sendo assim, o treinador acredita que os clubes são os mais conhecidos do mundo por conta das suas respectivas histórias. Isso porque Pelé, ídolo do Peixe, e Garrincha, que fez história no Glorioso, marcaram época nas equipes, trazendo um reconhecimento mundial que muitas vezes não acontece dentro do próprio Brasil.
“O Brasil não enaltece e não reconhece e não perpetua algumas coisas. O Santos e Botafogo têm que ser perpetuados porque são os clubes mais conhecidos do mundo e os que os maiores jogadores do mundo jogaram, como o Pelé e o Garrincha“, disse.
“Eu, quando fui ao Santos, eu como sou da bola e respiro a bola, pensava que ia dirigir o time que passaram os maiores jogadores. Eu era maluco para estar lá logo“, completou.
Acreditando na qualidade do futebol brasileiro, Luxemburgo deseja promover cursos para qualificar os técnicos nacionais. Dessa maneira, seus ensinamentos mostrariam o desenvolvimento dos atletas desde a presença nas categorias de base, demonstrando toda a cultura e essência do país no esporte.
“Minha ideia é fazer cursos de técnico para brasileiros dentro da nossa cultura, da nossa essência, ensinar para essas pessoas a fazer um treinamento desde os oito anos até a categoria profissional, mostrar para eles como é que se forma um jogador“, contou.