A Fifa e Globo se acertaram e zeraram as pendências que tinham em relação aos pagamentos atrasados pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2022 do Catar. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do site Uol Esporte, no domingo (22). A própria entidade que controla o futebol mundial confirmou o acordo e com isso, a Vênus Platinada vai exibir o mundial de futebol masculino.
“Fifa e Globo resolveram todas as questões pendentes de pagamentos. Todos os procedimentos legais foram retirados e a Globo continua a ser um parceiro de Broadcast da Fifa”, informou a Fifa.
Em meados de 2020, a Globo processou a Fifa para atrasar o pagamento de US$ 90 milhões pelos direitos da Copa, por causa dos impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus. A emissora carioca queria uma revisão do contrato diante da crise gerada. Porém, a entidade não aceitou e ameaçou cobrar na Suíça.
Internamente, a Globo já tratava como certa a transmissão da Copa de 2022. A questão com a Fifa foi resolvida de forma diferente da questão com a Conmebol em relação aos direitos de exibição da Libertadores. Naquela ocasião, a Vênus Platinada rompeu o contrato que previa o valor anual de US$ 60 milhões. Mas depois tentou negociar por uma quantia menor, o que não foi aceito pela entidade sul-americana.
A Copa do Mundo de 2022 no Catar está prevista para começar no dia 21 de novembro do ano que vem e a final deve acontecer em 18 de dezembro.