O Campeonato Brasileiro da Série A de 2021 tem uma novidade. Vai ser o primeiro da história com limite para a troca de técnicos dentro da competição. Cada clube participante só pode ter dois treinadores. Ao mesmo tempo, cada técnico só pode treinar dois times diferentes. Até agora, esse tipo de limitação não existia em nenhuma competição nacional.
Desta forma, cada clube só pode demitir o técnico uma vez. E cada treinador só pode pedir demissão uma vez, também. Quem pedir a segunda, não pode mais treinar outro clube na mesma competição. Isso vale apenas para Campeonato Brasileiro da Série A, que começa no dia 29 de maio e termina no dia 5 de dezembro.
A proposta foi apresentada aos 20 clubes da Série A pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, que já havia tentado aprová-la em anos anteriores, porém não obteve sucesso. A votação entre os clubes foi disputada, e terminou aprovada pelo placar de 11 a 9.
A CBF entende estar protegida contra eventuais reclamações trabalhistas. A entidade admite que os técnicos precisam ser tratados da mesma maneira que os jogadores, que também têm limite para troca de times durante uma mesma competição.
O presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, o ex-jogador Zé Mário, estava na reunião virtual, onde a decisão foi tomada. A entidade que ele orienta elogiou a proposta da CBF e a decisão aprovada pelos clubes. (Em Cima do Lance)