Começou oficialmente na noite da última quarta-feira (24), manhã de quinta no Japão, o revezamento da tocha olímpica. O primeiro local a receber a chama, que cruzará o país até o início dos Jogos, previstos para começar 23 de julho, foi Fukushima, área devastada há 10 anos por um terremoto, tsunami e o derretimento de três reatores nucleares, com 18 mil mortes.
Ao todo, serão 121 dias de revezamento com 10 mil corredores esperados para cruzar 47 prefeituras até a capital Tóquio.
A cerimônia começou no J-Village, um centro nacional de treinamento de futebol. O local foi justamente utilizado como área de preparação para o trabalho de socorro durante e após a catástrofe em Fukushima.
A primeira atleta a conduzir a tocha foi Azasu Iwashimizu, zagueira da seleção campeã da Copa do Mundo em 2011 e que ainda atual no futebol local.
Outras atletas que fizeram parte da equipe vitoriosa também participaram da cerimônia. A capitã da seleção de 2011, Homare Sawa, alegou problemas de saúde e não participou do evento.
Conforme autoridades solicitaram previamente, a grande maioria da população em Fukushima não foi às ruas para acompanhar o revezamento, evitando aglomerações e respeitando os protocolos sanitários para evitar a proliferação do coronavírus. (Em Cima do Lance)