Eleito atleta do Século XX pelo jornal francês L’Equipe em 1980, Edson Arantes do Nascimento completa nesta sexta-feira (23) 80 anos de vida. Em campo, o mineiro de Três Corações Pelé foi bicampeão mundial pelo Santos em 1962 e 63, tricampeão da Copa pelo Brasil (1958, 1962 e 1970) e marcou 1.283 gols.
Pelé encerrou a carreira no New York Cosmos (EUA), em 1977. Ele se transferiu para os Estados Unidos em 1975, depois de 20 temporadas pelo Santos. Já sem jogar, virou centro da rivalidade Argentina desde a década de 80. Para os argentinos, Maradona foi o maior jogador de todos os tempos.
Após pendurar as chuteiras, Pelé realizou trabalhos como ator, músico e, principalmente, empresário. Na política, foi ministro do Esporte na primeira gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (95-98). Em 1992, foi escolhido embaixador da ONU.
Em uma semana que vários veículos realizam homenagem, o atleta fez, no twitter, uma síntese pessoal das oito décadas da própria trajetória. “Eu aprendi desde cedo, com meu pai Dondinho, que o futebol deveria ser um instrumento para o bem.” Com informações do Estado de S. Paulo e do GE.
Entrevistando o eterno Rei Pelé, maior jogador de futebol de todos tempos. Papo exclusivo para Feira de Santana e o mundo. Eternamente obrigado Rei por esta oportunidade. Deus no CONTROLE de tudo. Jair Cezarinho