O futebol é um esporte universal que agrada todo o mundo. E, assim como os adultos e veteranos do esporte, as crianças também curtem bastante, que de geração em geração se renovam o público e a paixão pelo time. A paixão é tamanha que muitos sonham em um dia se tornar um jogador profissional. E para o zagueiro e volante Marcus Vinícius da Cruz Espírito Santo, mais conhecido como Vinícius Cruz, não foi diferente.
Nascido e criado por seus pais no bairro de São Rafael, em Salvador, de origem humilde iniciou sua carreira na Escola de Treinamento Recanto Das Ilhas, lá mesmo no bairro, e de lá nascia o desejo de se tornar um grande craque de bola.
Por se destacar em campo, Vinicius fez um teste no Clube do Vitória, mas não foi aprovado, e mesmo assim continuou a lutar pelos seus objetivos dentro do futebol jogando nos campeonatos que aconteciam nas escolas. Para Cruz, tornar esse desejo possível muitas dificuldades são enfrentadas pelas famílias dos pequenos jogadores. Distância e dinheiro são fatores que sempre falam mais alto, mas nunca foram motivos maiores para pensar em desistir da carreira.
Foi aí que pela segunda vez, entrou para o Clube de Divisão de Base (ABB), em Salvador, onde teve a primeira oportunidade de mostrar seu talento participando do campeonato Baiano Infantil. A partir daí, foi conhecendo outros clubes na sua trajetória como Vasco Salvador, Corinthians, Grêmio (Osasco), Camaçari, Botafogo da Paraíba, Lagarto (Sergipe), Cascavel (Paraná), e Tocantins (Araguacema).
“Fui para São Paulo, depois retornei para a Bahia no Juniores, e graças a Deus tive um bom desempenho. Viajei o Brasil com o futebol, e sempre meu maior objetivo foi ajudar a família e ir em busca dos meus sonhos, e construir a minha história, e sempre fiz por onde até chegar aqui”, destaca o jogador.
Mas, como toda profissão, existem seus momentos de altos e baixos, e Vinícius quase pensou em desistir no momento mais difícil da carreira: “Em 2015, fui campeão paranaense pelo Cascavel. Estava indo tudo bem, até que em janeiro de 2016, recebi um convite para jogar em um time da Coréia, e quando me preparava para nos treinos, acabei fraturando gravemente o tornozelo. Fiquei muito triste, e a princípio era caso de cirurgia. Mas, com muita fisioterapia e um tratamento intensivo, não foi preciso operar. Agradeço a Deus, porque pensei sim em desistir, mas o que me fortalecia era que nunca perdia as esperanças”.
Com o avanço da pandemia, Vinícius chegou a ficar desempregado, mas como bom homem e de muita fé, procurou cuidar do corpo e da mente, sempre acreditando que seria uma fase, e que o melhor estava por vir, e sempre confiante.
Fã de carteirinha do jogador do Juventus Football Club Cristiano Ronaldo, admira muito a história de vida do craque, e destaca: “Para se chegar em alto nível, não existe fórmula mágica, o segredo é treinar e se esforçar ao máximo para se tornar um grande e reconhecido jogador de futebol, e o Cristiano Ronaldo é um exemplo de ser humano e profissional”.
Atualmente na Polônia pelo time Olimpia Lewin Brzeski, Vinícius Cruz cravou na sua estreia com um gol de placa, e graças aos ensinamentos de seu terinador Sr Hélio, fez desse momento um verdadeiro marco na sua carreira internacional.
Solteiro, com 28 anos de idade, o jogador destaca seu triunfo e a paixão pelo futebol: “Minha estreia na Europa foi com um gol, uma grande conquista na minha carreira. Hoje, me sinto realizado, graças a Deus. O que vier daqui para frente é lucro, é porque Deus proporcionou para minha vida, então só agradeço e glorifico sempre. Quero ter muitas histórias para contar para meus pais, filhos e netos”.
Vinicius deixa um recado para os leitores do portal Jack Comunica, e enfatiza: “Sempre sonhei em ser jogador, Deus realiza, mas tem que trabalhar e correr atrás dos seus sonhos. Estudar é essencial. Quem tem um sonho corra atrás, nunca desista, pois, para realizar só depende de cada um, e acredite sempre no seu potencial, que vai longe”. (JackComunica)