Surpresa da temporada na Turquia, o Basaksehir tornou-se, neste domingo, o sexto time a conquistar a liga nacional na história. A equipe que conta com os brasileiros Júnior Caiçara e Robinho garantiu o título inédito após vencer o o Kayserispor por 1 a 0.
É a primeira vez desde 1981 que nenhum dos três times tradicionais de Istambul – Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas – consegue ocupar o G-2, faixa que atualmente garante vaga na Champions League. E os dois primeiros ainda ficaram fora até da Liga Europa da temporada 2020/21 – apenas o Besiktas, que bateu o Fener por 2 a 0, jogará a competição continental. O segundo colocado, Trabzonspor, foi derrotado em casa por 4 a 3 para o Konyaspor e permaneceu com 62.
O Besiktas pode alcançar o Trabzonspor em pontos, mas leva a pior no confronto direto, primeiro critério de desempate. O Sivasspor, terceiro colocado, por sua vez, ainda pode terminar o Turco como vice-campeão e jogar a próxima Champions League.
O Basaksehir está em sua sexta participação seguida na primeira divisão desde o retorno à elite. A equipe foi vice-campeã em 2016/17 e 2018/19, quando garantiu vaga na Champions, mas não chegou até a fase de grupos, algo que está garantido na próxima temporada. (Em Cima do Lance)