O dia era 8 de julho de 2014. O torcedor Brasileiro alimentava a esperança para a conquista do sexto título mundial da FIFA. Em pleno estádio do Mineirão, a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico pentacampeão do mundo, Felipão, teria pela frente, na semifinal da competição, a Alemanha.
Jogando dentro de casa, o Brasil vinha embalado e com moral, após a convencida conquista da Copa das Confederações no Maracanã, um ano antes, com direito a vitórias sobre Itália e Uruguai e um triunfo por 3 a 0 sobre a Espanha, então campeã mundial, na final do torneio.
Na copa, a Seleção passou pela Croácia (3 a 1), um empate sem gols com o México e uma goleada por 4 a 1 diante de Camarões, garantindo vaga para próxima fase.
Nas oitavas de final, depois do 1 a 1 suado, o Brasil foi para a prorrogação com o Chile e só não foi eliminado porque o chute do atacante Mauricio Pinilla, já nos minutos finais do embate, parou no travessão. Nos pênaltis, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 2 e saiu do Mineirão classificada.
Nas quartas de final, o Brasil fez sua melhor partida no torneio e derrotou a Colômbia por 2 a 1, com direito a um lindo gol de falta do zagueiro David Luiz. O mau presságio começara no final desta partida. O atacante Neymar fraturou a terceira vértebra lombar após uma entrada violenta de Zuñiga, ficando fora do restante da Copa do Mundo.
Na semifinal, a tragédia. Nem o mais apaixonado torcedor alemão poderia imaginar o placar final desta partida. Com Bernard no lugar de Neymar, Felipão partiu com uma tática ofensiva. Se deu mal!
O Brasil sofreu quatro gols em um intervalo de seis minutos e foi para o intervalo perdendo por 5 a 0. “Virou passeio”, disse o narrador Galvão Bueno, na transmissão da TV Globo.
No final, a Seleção Brasileira foi massacrada e eliminada pela Alemanha com uma sonora goleada de 7 a 1, uma marca que ficará negativamente para sempre na memória do torcedor brasileiro. O Brasil ainda disputou o terceiro lugar com a Holanda, mas sofreu outra derrota vergonhosa, dessa vez por 3 a 0. Já a Alemanha suou, mas conquistou o tetra mundial derrotando a Argentina por 1 a 0, na grande final, disputada no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 7 ALEMANHA
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de julho de 2014, terça-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Marcos Quintero (MEX)
Cartão amarelo: Dante (Brasil)
Gols:
BRASIL: Oscar, aos 44 minutos do segundo tempo
ALEMANHA: Muller, aos dez, Klose, aos 22, Kroos, aos 23 e aos 25, e Khedira, aos 28 minutos do primeiro tempo; Schurrle, aos 23 e aos 33 minutos do segundo tempo
BRASIL: Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho (Paulinho); Bernard, Oscar e Hulk (Ramires); Fred (Willian)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker) e Howedes; Schweinsteiger e Khedira (Draxler); Muller, Kroos e Ozil; Klose (Schurrle)
Técnico: Joachim Low
(Em Cima do Lance)